quarta-feira, 16 de maio de 2012

Anthony Bourdain em "No Reservations" faz retrato sobre Lisboa




Tony Bourdain passou por Lisboa para rodar um episódio da sua mítica série No Reservations. Uma viagem marcada pelas peculiaridades da nossa cultura em tempo de crise, dando a conhecer a revolução em curso na cozinha portuguesa pelas mãos de uma nova geração dechefs que misturam um olhar contemporâneo com a história e as tradições da nossa gastronomia.

domingo, 13 de maio de 2012

Catastroika (legendas em português)

Que pensar, que dizer? A única ideia que me ocorre ao ver este documentário , é a de que entre todas as ditaduras, a do capital  ainda é mais tolerável.

 



sábado, 12 de maio de 2012

Salvados: Cuando éramos ricos


O laxismo que conduziu a política expansionista de obras públicas não é um exclusivo português. O humorista espanhol Jordi Évole fez um retrato brutal da realidade de Espanha no seu programa Salvados, num      extraordinário episódio intitulado Cuando éramos ricos.

O que se dá a conhecer é o cenário trágico de uma política justificada por motivos ideológicos, isentos de qualquer fundamentação técnica real, a reboque do lobbying de grupos da construção, da banca e de áreas sectoriais directamente envolvidas. Sem meias palavras, trata-se de um crime inter-geracional cometido por agentes políticos e económicos que fomentaram uma economia de superavits de curto prazo através de um endividamento massivo de longo prazo.

O exemplo de Espanha difere de Portugal apenas em escala. Em tudo o mais prosseguimos um modelo de desenvolvimento semelhante, repetidamente experimentado e comprovadamente ineficaz. Uma política movida por grupos de influência que se habituaram a viver do orçamento de Estado e cuja agenda comprometeu a sustentabilidade da restante economia, votando-nos a um doloroso processo de empobrecimento sem fim à vista.

O programa pode ser visto na página oficial do canal laSexta, aqui.

 Nota: o episódio completo passa depois de uma breve introdução inicial e de um pequeno intervalo de publicidade.



A Notícía !


"A NOTÌCIA 

Londres prepara separação das actividades da banca
Pedro Duarte 
10/05/12 00:05



Cameron quer dividir a banca comercial da de investimento."

A separação entre a banca comercial (retalho) e a banca de investimento é a melhor notícia desde que a crise deflagrou! E está a passar ao lado da    comunicação social, dos comentadores políticos e dos economistas....Mundo estranho! Pouco perceberei de  bancos, de economia global, ainda menos da comunicação  social dos dias de hoje e menos ainda dos nobres desígnios  da politica...

A sentimento, "reclamo-o" à mais de dois anos. Só podia ser! Ou a humanidade tinha perdido  o juízo ou acabaria por acontecer. O que me espanta é que seja a City de London a primeira a fazê-lo - jamais me passaria pela cabeça.....acreditava fosse o último a aceitá-lo.

Naturalmente as comissões de gestão vão aumentar o preço do dinheiro, mas passará a haver a certeza de que à banca comercial , não resta alternativa senão fazer o financiamento da economia real e regional, onde se insere, sob pena de ter de fechar portas. Por outro lado espelhar-se-á a dimensão económica dos mercados de origem e recuperar-se-á a dimensão geográfica e a escala humana das actividades económicas, reduzindo sobremaneira a velocidade de circulação do dinheiro - (re)tornar-se-á , progressivamente, ao modo de vida bem menos acelerado,  sem prejuízo do processo de globalização assistiremos a um abaixamento da especulação sobre commodities, etc....são inúmeros as reconquistas .

·    Dir-se-á , que o preço do dinheiro vai aumentar, Ok! Mas vai passar a haver  Que nos interessa que ele seja barato , se não aparece a financiar as economias locais ?!

É surpreendente o exemplo vir de Londres. Mais surpreendente ainda é tamanha mudança estrutural não ser noticia, tão pouco nunca ser reclamada por políticos,economistas e afins, nesta Europa em crise financeira global.... 

Exigir a separação entre a banca de retalho e a banca de investimento, poderá não resolver a crise, mas será um passo de gigante,....


"A NOTÌCIA" 

"Londres prepara separação das actividades da banca


Pedro Duarte

10/05/12 00:05
Cameron quer dividir a banca comercial da de investimento."
"O governo britânico também vai avançar com uma reforma do sector financeiro, que inclui a divisão das actividades de investimento das instituições financeiras das da banca comercial.
O anúncio das intenções do executivo de David Cameron, foi ontem a base do discurso da rainha Isabel II, durante o tradicional discurso da abertura do ano legislativo no parlamento.
O discurso real também incluiu mais uma dezena de medidas, entre as quais a exclusão da participação britânica em qualquer resgate financeiro na zona euro. "O governo está a tomar medidas difíceis para relançar o crescimento. Todos têm que fazer cortes", disseram em comunicado Cameron e o seu parceiro de coligação, o Liberal Democrata Nick Clegg. "

Aqui: http://economico.sapo.pt/noticias/londres-prepara-separacao-das-actividades-da-banca_144211.html