domingo, 22 de junho de 2014

O COACHING (SOBRE O ORÇAMENTO) NACIONAL

- Sr. Prof. está ao telefone o Sr. Procurador a querer falar consigo, vou passar a chamada.

- Alô, estou,… Sr. Procurador em que posso ser útil a v. Exª?
-Meu caro Professor Doutor, meu prezado amigo, como deve saber o meu rapaz finalmente, resolveu-se a fazer o curso de arquitectura. Está aí há seis anos e ele adora isso, tem muito jeito,… andou por aqui a pintar murais durante uma série de anos em Lisboa de madrugada, deu-me uma trabalheira danada. Mas páh, não há dúvida que ele até tem muito jeito para desenho,…. disse-me à uns dias que gostava de ser Assistente ou Professor, e eu meu caro amigo, estou a telefonar-lhe a ver se o gajo se motiva…
- Meu caro Procurador, esteja descansado, para o semestre que vem o rapaz já começa como Assistente em desenho. Mas entretanto tenho lhe pedir encarecidamente,… veja o meu estimado amigo se consegue que o seu  rapaz venha às aulas, para nós conseguirmos que ele para já acabe a licenciatura.
-Ok, meu amigo! Mesmo que agora no primeiro ano não lhe paguem nada, o que interessa é que ele fique a tomar posição para uma próxima vaga,….a ver se eu  consigo aproveitar um bocado da reforma que aí vem, com a minha velha.
-Esteja descansado estimado amigo. E já agora, veja se nos faz uma visita Institucional antes de se reformar, temos aqui algumas necessidades que gostava que conhecesse.
-Combinado páh! Creio que ainda vou ter tempo para poder participar na vossa sessão de abertura do próximo ano lectivo. A malta de direito vai com certeza gostar.
- Meu caro Procurador, é uma honra ter na nossa Universidade Pública um corpo docente de nomeada. Até lá.

- Abraço. Até lá.


Nação de Maçons


80.000 Mil Milhões e quatro anos depois, Portugal está na mesma ou pior. A necessidade vital, de reformar um Estado despesista e imobilista, em ordem a um futuro com progresso social e económico esbarra no conservadorismo reaccionário das classes dirigentes instaladas, preocupadas em manter privilégios escandalosos a contrastar com a pobreza que devasta uma sociedade civil depauperada que emigra ou vive apoiada na família e na caridade. Eles são franjas de uma direita reaccionária que acompanha, estimula e se serve da ignorância e violência discursiva de franjas de uma esquerda que vive de ilusões e esperanças vãs.

O aparelho de Estado, corporizado na judicialização da política revela a Alma Pátria e assume-se como o reduto de uma Nação de Maçons – é a Brasileirazação da Sociedade à Portuguesa.