terça-feira, 14 de dezembro de 2010

TRETAS...,MEU AMIGO NATALÍCIO !


Tretas, meu amigo Natalício.

O que achas dos beijinhos nos pés do menino Jesus no fim da Missa do Galo? Será verdade que corremos o risco de apanhar Gripe A? Eu há muitos anos que não entro nesse beija-pé. E não é por causa da Gripe A. É por causa dos resfriados e do pingo do nariz.

Um dia, quando era miúdo, calhou-me beijar o menino a seguir a uma velhota constipada. Quando me apercebi que a ranhoca dela tinha pingado para cima do dedo grande do pé esquerdo de Jesus fiquei possesso. Puxaram-me as orelhas, empurraram-me a cabeça, exorcizaram-me todo mas ninguém conseguiu que eu poisasse a boca lá no sítio. Não importa se me chamam ímpio, ateu, belzebu e coisas parecidas. Prefiro beijar as peúgas do vencedor da maratona no final da prova.

O Natal, meu caro, também tem o seu lado negro. Não é só filhós, rabanadas, prendas e bacalhau com couves. É uma quadra dura e difícil a vários níveis. Exige muito de um homem. E não estou a falar apenas dos pezinhos de Jesus osculados por mil velhinhas constipadas. É a monotonia musical, as mensagens de telemóvel, os empurrões nas lojas, a fortuna que se gasta em prendas, a ingratidão de quem não recebe o que queria, o bacalhau cozido quando ele assado é que é bom. O vinho de segunda que o cunhado acha que é a melhor pomada do mundo, o pijama às riscas que a mulher oferece com tanto amor e carinho e que eu abomino, as pantufas que vou receber da minha sogra…salvé a camisinha de dormir, essa sim!

Boas Festas,
Ovalhamedeus

1 comentário: