segunda-feira, 7 de setembro de 2015

É A ECONOMIA ESTÚPIDO –II

É A ECONOMIA ESTÚPIDO –II

Quem como eu com trinta e três anos de interface entre câmaras municipais, entidades e institutos da administração local e central e a sociedade civil, licenciando actividades económicas, terá com certeza muita histórias e uma percepção inequívoca da urgência de se reformar a Administração do Estado. Mas a experiência pessoal é isso mesmo, pessoal. E sabemos como se relativiza o que é pessoal…Então vejam se esta Administração do Estado não é mesmo:

Uma pescadinha de rabo na boca.

Entre 1996/97 o reputado prof. de economia Augusto Mateus  Ministro da Economia do XIII Governo Constitucional de Portugal, foi autor do chamado "Plano Mateus” . Entre outros investimentos de capital estabeleceu em 1996 como prioritária a construção de um parque logístico, para transporte rodoviário -TIR´s  na Guarda. Então já entendido como estratégico para o trânsito nacional de mercadorias de e  para o norte da Europa.

Enquanto por cá os próprios governos e a administração do Estado Português percorria por  dezena e meia de anos o calvário dos pareceres do seu próprio monstro burocrático, nuestros hermanos, mais lestos, meteram mãos à obra ao largo de Salamanca e captaram tudo quanto é empresa de transportes nacionais, para o parque logístico rodoviário que aí entretanto construíram.

Desde há dez, doze anos o Parque Logístico de Salamanca cresce em torno destes objectivos:

“Salamanca é um dos terminais logísticos propostos pela PITI (Seção 5.3.2 Logística Estratégia de Espanha )
faz parte do núcleo da rede (RTE-T) ATLANTIC CORREDOR (Prioridade Europeia Corredor # 7, Lisboa-Estrasburgo). ZALDESA tem ferroviária directa enganchado na principal rede de France-Portugal. Já autorizado pelo ADIF. Plataforma REFERÊNCIA para portos portugueses , os principais acordos de colaboração a ser alcançado com os portos de Leixões (Porto) e Aveiro, a fim de promover a circulação de mercadorias em todo o Corredor Atlântico.  Actualmente, os recursos mais de 2.000 usuários.
O Centro de Transportes e Agro os polígonos oferecer o maior volume de tráfego de veículos Salamanca, 35 mil veículos / mês .

Acesso directo à estrada de alta capacidade:
A-62 E-80 eixo França-Portugal
A-66 Ruta de la Plata
A-50 (Madrid)
Directa à rede ferroviária principal France-Portugal engate.

Benefícios Regionais

Emprego estrutural: Devido ao aumento do fluxo de mercadorias deve transportar e manusear.
A renda do erário público (regional ou nacional): atividades crescentes aumentar o valor gerado (produto bruto nacional / regional) irá produzir, portanto, um aumento das receitas fiscais.
Estudos realizados em Espanha na geração de emprego prevê algumas plataformas logísticas e centros de transporte identificador criptografado 30-40 rácios emprego / ha, com uma movimentação média de 30.000 toneladas / ha, é uma média de 1.000 empregos / milhão Tm manipulado.”


Enquanto isso, Nós por cá, recapitulando :

Então em 1996 e 97 – Plano Mateus, inicia o processo da Plataforma Logística da Guarda.

Agora veja os títulos das  noticias: dezoito (18) anos depois (pode procurar por eles no Google):

14.11.2013 Porto, 14 nov (Lusa) -- O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR/N), Emídio Gomes, considerou hoje "histórico" que três associações empresariais do Norte e do Centro se "tenham unido em torno" do tema das infraestruturas e logística.

07.02.2014 Guarda, 09 fev (Lusa) - A Câmara Municipal da Guarda vai reunir este mês com os empresários locais para discutir o futuro da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE), disse hoje à agência Lusa o seu presidente.
21 de Abril de 2015. O parque TIR da plataforma logística da Guarda, destinado a dar apoio à camionagem, é inaugurado no próximo dia 25 de Abril, sábado. A plataforma localiza-se na confluência da A25 e da A23, principais eixos de ligação rodoviária a toda a Europa.
Nasce finalmente neste  corrente ano de 2015, pela graça  de Deus e obra do Estado Português, o que se afigura como mais um elefante branco. Uma plataforma logística para transporte rodoviário, com 15 anos de atraso, com os potenciais utilizadores todos instalados em Salamanca.
Não admira pois que a sucessiva classe política dirigente eleita para governar, uma vez lá chegados, na ânsia de fazerem coisas, tenham a tentação de criar gabinetes, múltiplas assessorias e contingentes de contratação outsourcing, na expectativa de melhor ultrapassarem dificuldades processuais. Creio poder afirmar-se que os próprios governos eleitos, amiúde tem eles próprios, as suas acções programáticas comprometidas pelo monstro. E quatro anos, para quem tem a ambição de fazer coisas, é um sopro de tempo que passa a correr….
Perante uma administração do Estado assim, que não se licencia nem a si mesmo, é impensável termos no país uma economia moderna, que realize e rentabilize em tempo útil investimentos de capital, sejam eles privados ou públicos.
Hoje está cadáver uma economia, que teve no consumo pré-pago pela usura financeira e na licenciosa e corrupta indústria de construção civil a breve ilusão de que viviamos num país moderno e próspero.
A verdade é que os políticos têm sido completamente incapazes de reformar a administração do Estado! E isso é estratégico e vital para o nosso desenvolvimento económico.
É por isso que NÓS, Cidadãos, no seu programa eleitoral dedica, como nenhum outro partido, uma particular atenção à Reforma Administrativa do Estado, apontando medidas e acções concretas que urge concretizar por Nós, Cidadãos, a bem de Portugal.

Cardoso da Silva


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