É A ECONOMIA ESTÚPIDO –II
Quem como eu com trinta e três
anos de interface entre câmaras municipais, entidades e institutos da administração
local e central e a sociedade civil, licenciando actividades económicas, terá
com certeza muita histórias e uma percepção inequívoca da urgência de se
reformar a Administração do Estado. Mas a experiência pessoal é isso mesmo,
pessoal. E sabemos como se relativiza o que é pessoal…Então vejam se esta
Administração do Estado não é mesmo:
Uma pescadinha de rabo na boca.
Entre 1996/97 o reputado prof. de
economia Augusto Mateus Ministro da
Economia do XIII Governo Constitucional de Portugal, foi autor do chamado
"Plano Mateus” . Entre outros investimentos de capital estabeleceu em 1996
como prioritária a construção de um parque logístico, para transporte
rodoviário -TIR´s na Guarda. Então já entendido
como estratégico para o trânsito nacional de mercadorias de e para o norte da Europa.
Enquanto por cá os próprios governos
e a administração do Estado Português percorria por dezena e meia de anos o calvário dos
pareceres do seu próprio monstro burocrático, nuestros hermanos, mais lestos, meteram
mãos à obra ao largo de Salamanca e captaram tudo quanto é empresa de
transportes nacionais, para o parque logístico rodoviário que aí entretanto
construíram.
Desde há dez, doze anos o Parque Logístico
de Salamanca cresce em torno destes objectivos:
“Salamanca é um dos terminais
logísticos propostos pela PITI (Seção 5.3.2 Logística Estratégia de Espanha )
faz parte do núcleo da rede
(RTE-T) ATLANTIC CORREDOR (Prioridade Europeia Corredor # 7,
Lisboa-Estrasburgo). ZALDESA tem ferroviária directa enganchado na principal
rede de France-Portugal. Já autorizado pelo ADIF. Plataforma REFERÊNCIA para portos
portugueses , os principais acordos de colaboração a ser alcançado com os
portos de Leixões (Porto) e Aveiro, a fim de promover a circulação de
mercadorias em todo o Corredor Atlântico.
Actualmente, os recursos mais de 2.000 usuários.
O Centro de Transportes e Agro os
polígonos oferecer o maior volume de tráfego de veículos Salamanca, 35 mil
veículos / mês .
Acesso directo à estrada de alta
capacidade:
A-62 E-80 eixo França-Portugal
A-66 Ruta de la Plata
A-50 (Madrid)
Directa à rede ferroviária
principal France-Portugal engate.
Benefícios Regionais
Emprego estrutural: Devido ao
aumento do fluxo de mercadorias deve transportar e manusear.
A renda do erário público
(regional ou nacional): atividades crescentes aumentar o valor gerado (produto
bruto nacional / regional) irá produzir, portanto, um aumento das receitas
fiscais.
Estudos realizados em Espanha na
geração de emprego prevê algumas plataformas logísticas e centros de transporte
identificador criptografado 30-40 rácios emprego / ha, com uma movimentação
média de 30.000 toneladas / ha, é uma média de 1.000 empregos / milhão Tm
manipulado.”
Mais informação aqui: http://www.acte.es/pagEstatica.aspx?id=56
Enquanto isso, Nós por cá,
recapitulando :
Então em 1996 e 97 – Plano Mateus,
inicia o processo da Plataforma Logística da Guarda.
Agora veja os títulos das noticias: dezoito (18) anos depois (pode
procurar por eles no Google):
14.11.2013 Porto, 14 nov (Lusa)
-- O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
(CCDR/N), Emídio Gomes, considerou hoje "histórico" que três
associações empresariais do Norte e do Centro se "tenham unido em
torno" do tema das infraestruturas e logística.
07.02.2014 Guarda, 09 fev
(Lusa) - A Câmara Municipal da Guarda vai reunir este mês com os empresários
locais para discutir o futuro da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial
(PLIE), disse hoje à agência Lusa o seu presidente.
21 de Abril de 2015. O parque
TIR da plataforma logística da Guarda, destinado a dar apoio à camionagem, é
inaugurado no próximo dia 25 de Abril, sábado. A plataforma localiza-se na
confluência da A25 e da A23, principais eixos de ligação rodoviária a toda a
Europa.
Mais informação aqui: http://www.logisticamoderna.com/noticias/795-parque-tir-da-plataforma-logistica-da-guarda-e-inaugurado-a-25-de-abril
Nasce finalmente neste corrente ano de 2015, pela graça de Deus e obra do Estado Português, o que se
afigura como mais um elefante branco. Uma plataforma logística para transporte
rodoviário, com 15 anos de atraso, com os potenciais utilizadores todos
instalados em Salamanca.
Não admira pois que a sucessiva
classe política dirigente eleita para governar, uma vez lá chegados, na ânsia
de fazerem coisas, tenham a tentação de criar gabinetes, múltiplas assessorias
e contingentes de contratação outsourcing, na expectativa de melhor
ultrapassarem dificuldades processuais. Creio poder afirmar-se que os próprios
governos eleitos, amiúde tem eles próprios, as suas acções programáticas
comprometidas pelo monstro. E quatro anos, para quem tem a ambição de fazer
coisas, é um sopro de tempo que passa a correr….
Perante uma administração do
Estado assim, que não se licencia nem a si mesmo, é impensável termos no país
uma economia moderna, que realize e rentabilize em tempo útil investimentos de
capital, sejam eles privados ou públicos.
Hoje está cadáver uma economia,
que teve no consumo pré-pago pela usura financeira e na licenciosa e corrupta
indústria de construção civil a breve ilusão de que viviamos num país moderno e
próspero.
A verdade é que os políticos têm
sido completamente incapazes de reformar a administração do Estado! E isso é
estratégico e vital para o nosso desenvolvimento económico.
É por isso que NÓS, Cidadãos, no
seu programa eleitoral dedica, como nenhum outro partido, uma particular
atenção à Reforma Administrativa do Estado, apontando medidas e acções concretas
que urge concretizar por Nós, Cidadãos, a bem de Portugal.
Cardoso da Silva
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